Unhas

Unhas fracas e quebradiças: como cuidar e fortalecer

Sobretudo unhas fracas e quebradiças é um problema muito comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Bem como elas podem ser causadas por diversos fatores, como falta de nutrientes, exposição a produtos químicos, hábitos inadequados e doenças subjacentes.

Se você está com unhas fracas e quebradiças, existem algumas coisas que você pode fazer para cuidar delas e fortalecê-las. Assim confiras algumas dicas simples e eficazes.

Carências nutricionais: Unhas saudáveis precisam de nutrientes como ferro, vitamina D, zinco, selênio e vitamina B. Afinal pessoas que não consomem alimentos ricos nesses nutrientes estão mais propensas a ter unhas fracas.

Exposição a produtos químicos: A exposição a produtos químicos agressivos, como detergentes, solventes e produtos de limpeza, pode danificar as unhas.

Roer as unhas: Roer as unhas é um hábito que pode danificar a camada externa da unha, ou seja deixando-a mais suscetível à quebra.

Doenças: Algumas doenças, como anemia, hipotireoidismo e psoríase, podem causar unhas fracas.

Adote uma dieta saudável: Certifique-se de incluir alimentos ricos em nutrientes essenciais para a saúde das unhas, como carnes, ovos, vegetais verde-escuros, assim como frutas cítricas e grãos integrais.

Pare de roer as unhas: Então se você roer as unhas, tente encontrar outra atividade para ocupar as mãos.

Use produtos específicos para unhas: Existem muitos produtos disponíveis no mercado que podem ajudar a fortalecer as unhas, como cremes hidratantes, fortalecedores e esmaltes com ingredientes nutritivos.

Em primeiro lugar se você estiver com unhas fracas e quebradiças, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar sua aparência e resistência:

Mantenha as mãos sempre hidratadas. A hidratação é essencial para manter as unhas fortes e saudáveis. Bem como Usar um creme hidratante específico para as mãos e unhas, pelo menos duas vezes ao dia.

Evite o contato com produtos químicos agressivos. Produtos químicos como acetona, detergentes e desinfetantes podem ressecar as unhas e deixá-las mais propensas à quebra.

Corte as unhas regularmente. Unhas muito compridas são mais propensas à quebra. Corte as unhas com uma tesoura ou alicate próprio para unhas, em formato reto ou arredondado.

Não puxe as cutículas. As cutículas protegem as unhas contra infecções. Puxá-las pode causar danos às unhas e facilitar a entrada de bactérias.

Massageie as unhas com óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos ajudam a hidratar e fortalecer as unhas.

Aplique uma compressa de óleo de rícino nas unhas. O óleo de rícino é rico em vitamina E, que também ajuda a fortalecer as unhas.

Use um base fortalecedora para unhas. A base fortalecedora ajuda a proteger as unhas e evitar que elas quebrem.

Use um fortalecedor de unhas. O fortalecedor de unhas é um produto que ajuda a fortalecer as unhas e torná-las mais resistentes

Se as suas unhas estiverem muito quebradiças ou apresentarem outros sintomas, como manchas ou descamação, consulte um dermatologista. O dermatologista pode ajudar a identificar a causa do problema e indicar o tratamento adequado.

unhas saudáveis

Mantenha as unhas limpas e secas

Lixe as unhas com um bloco de lixa de grão fino.

Não use esmalte por muito tempo.

Deixe as unhas respirarem regularmente.

Com os cuidados adequados, é possível manter as unhas bonitas e saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *